"Strength does not come from physical capacity. It comes from an indomitable will."

Take to the stage
[Ignite]

Next Library, 2021

Denmark, AArhus

 

O projeto da criação de um grupo de teatro Comunitário da Biblioteca de Alcântara nasceu em Outubro de 2019, na sequência de alguns processos participativos e de auscultação à comunidade que evidenciaram o interesse e a motivação, de uma percentagem significativa de pessoas, no desenvolvimento de actividades culturais no território.

 

Desde essa data, o grupo de teatro comunitário tem vindo a revelar-se um espaço de criação coletiva, onde os participantes têm a possibilidade de participar em todas as fases inerentes à criação e expressão teatrais.

 

O primeiro trabalho artístico teve como mote as memórias de Alcântara, nomeadamente as ligadas ao nome da rua onde se situa a biblioteca – Rua José Dias Coelho. A performance ‘Zé’, estreada na inauguração da Biblioteca no dia 5 de Outubro de 2020 e com várias apresentações durante o mês de Outubro,  constituiu uma homenagem ao artista plástico assassinado pela PIDE em 1961 e um manifesto de resistência a todas as formas de opressão e limitação da democracia.

 

Durante o período de confinamento em 2020, o grupo continuou a reunir-se e a ensaiar on line. Desse período resultaram as leituras dos ‘Novos Contos do Gin’ de Mário Henrique-Leiria e uma leitura adaptada da ‘História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar’ de Luís Sepúlveda, apresentada ao vivo na Feira do Livro de Lisboa, em Setembro de 2020.

 

Os ensaios presenciais retomaram em Setembro de 2020, tendo sido interrompidos após o segundo confinamento em Janeiro de 2021. Desde essa data, retomaram os ensaios on line e estão a preparar uma peça intitulada O Regresso. A partir de Maio contam voltar aos ensaios presenciais na biblioteca.

Take to the Stage

error: Content is protected !!