Boost your thinking

Home Saiba mais Manuel Coelho

Manuel Coelho

Ator e Encenador

Estreou-se em 1970, aos 16 anos, no Grupo de Teatro de Campolide, hoje Companhia de Teatro de Almada, com direção de Joaquim Benite.

Licenciado em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa. Frequentou o Conservatório Nacional, Escola Superior de Teatro.

Desde 1978 que faz parte do elenco do Teatro Nacional D. Maria II onde participou na maioria dos espetáculos, nomeadamente em “As Alegres Comadres de Windsor” de W. Shakespeare, “O Judeu” de Bernardo Santareno, “Pedro, o Cru” de António Patrício, “Fígados de Tigre” de Gomes de Amorim, “Rómulo, o Grande” de F. Durrenmatt, “D. João” de Moliére – espetáculo que representou Portugal em Paris no Teatro d’ Europe, “A Maçon” de Lídia Jorge, “Rei Lear” de W. Shakespeare, “Real Caçada ao Sol” e “Amadeus” de Peter Shaffer, “À Espera de Godot” de Beckett – com o qual efetuou uma digressão a Macau, integrou ainda o elenco do Teatro Experimental de Cascais interpretando a personagem de Lady Macbeth num “Macbeth” de Jorge Listopad.

Foi dirigido por encenadores como Francisco Ribeiro – “Ribeirinho”, Carlos Avilez, Rogério Paulo, Filipe LaFéria, Jean Marie Villigier, Varela Silva, SilvioPurcaretti, Richard Cottrell, entre outros.

Integrou ainda o elenco dos espetáculos “Passa por Mim no Rossio” do qual para além de ator foi diretor de Cena e de Digressão, “Maldita Cocaína” no Teatro Politeama onde foi também Diretor de Produção, Técnico e de Cena e “A Tempestade” no Teatro Nacional São João onde também exerceu o cargo de Diretor de Cena.

No Teatro Nacional D. Maria II encenou e fez a dramaturgia de “Reis Coxos” de Prista Monteiro, “Asfalto dos Infernos” de A. Dacosta, “Hiroshima, meu Amor” de Margeritte Duras, “O Poder de Górgone” de Peter Shaffer, “Conversas Secretas” de Donald Margulies e “As Três Mulheres Altas” de Edward Albee.

No Teatro Gaveta de Portimão encenou “Flores de Estufa” de Nuno Júdice.

No Auditório da Casa do Artista encenou, dirigiu e produziu “Opressões” de Diogo Morgado.

Assumiu as funções de Diretor Artístico do Centro Cultural Malaposta em entre 2005 e 2015. Foi Diretor Artístico do Centro Dramático de Viana entre 2011 e 2013.

Mantém trabalho regular na televisão participando em peças de teatro, séries e telenovelas. Foi professor de Interpretação na Universidade Moderna no Instituto de Artes do Espetáculo.

É Professor de interpretação nas Oficinas de Teatro de Lisboa.

É Formador de Teatro no Palácio Baldaya.

error: Content is protected !!